30 de abril de 2014

TRIBUTO A HÉCTOR-HUGO BARBBAGELATA E ALICE MONTEIRO DE BARROS

O Direito do Trabalho está em luto. A terceira semana de abril de 2014 nos cobrou um preço alto, quase insuportável. São dias tristes para o Direito do Trabalho, mas também dias de gratidão. Tristeza pelo que o juslaboralismo perde, tornando-se algo mais pobre, nas suas dimensões humana e científica. Mas há também gratidão, pela riqueza do convívio e do pensamento imorredouro, que jamais se perderão.

Este abril nos levou os espetaculares seres humanos  HÉCTOR-HUGO BARBAGELATA e ALICE MONTEIRO DE BARROS, duas grandes estrelas que sempre iluminarão os passos de todos aqueles que semeiam e lutam por um Direito do Trabalho libertário, justo e transformador.

A morte remete sempre a questionamentos sobre o que vem depois. Para muitos essas são uma indagações nunca respondidas. Contudo, para pessoas como Héctor e Alice, a resposta é certa. Eles foram imortalizados nas suas obras, transcenderão por todo o sempre como outros grandes que os antecederam.

HÉCTOR-HUGO BARBAGELATA, catedrático de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidad de la República (Uruguai), deixou-nos em 13 de abril. Advogado e economista, soube reconhecer, como poucos, a convergência inevitável entre a integridade transcendente da pessoa humana e a proteção social do trabalhador. Sua visão humanista imortalizou-se em obras  como “El particularismo del Derecho del trabajo y los derechos humanos laborales” ou o “Curso sobre la evolución del pensamento juslaboralista”.

Ao mais, para além do dever-ser, BARBAGELATA aventurou-se pelos ares tempestuosos das artes. E ali também foi grandioso. São de sua concepção o Teatro Universitario del Uruguay e o vanguardeiro Teatro Uno.  Dirigiu a Escuela Municipal de Arte Dramático de Montevideo e o Servicio Oficial de Difusión, Radiotelevisión y Espetáculos do Uruguai.  Esteve entre os gigantes da dramaturgia uruguaia.

Da Sorbonne a “la República”, foi admirado, até os últimos dias, pela sua lucidez visionária. Nas contradições dos outros, soube encontrar todas as coerências. Une-se, enfim, à constelação sul-marinha em que hoje cintilam, entre outros, Plá Rodriguez e Ermida Uriarte.

O que dizer da grande jurista e professora ALICE MONTEIRO DE BARROS? Pela mão de Alice, a aventura do Direito do Trabalho sempre foi mais fascinante. Sua vida e sua obra são o mesmo lado de uma fita de Möbius, que se contorce topologicamente, como que a insistir que justiça e direito não são dicotomias.

Alice viveu o Direito do Trabalho como uma imanência, da academia e da magistratura; na Universidade Federal de Minas Gerais e no Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região. O rigor científico e a sensibilidade prática se entrecruzavam, em ricochete, seja em seu clássico ‘Curso‘, seja no tradicional ‘Contratos e Regulações Especiais de Trabalho‘, seja como dedicada docente, seja no seu quefazer diário de juíza laboriosa, precisa, justa.

Alice, professora, pesquisadora, autora, doutrinadora, magistrada, com entusiasmo à flor da pele pela sua disciplina, despertou gerações de admiradores e um sem-número de seguidores no mundo do trabalho. A meio mastro os direitos sociais.

O Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho – IPEATRA registra, com essas breves palavras, sua intensa dor pela perda, bem como o compromisso de todos seus associados em não se desviar das pegadas deixadas por esses dois grandes expoentes do direito social.

PAULO DOUGLAS ALMEIDA DE MORAES
Presidente

GUILHERME GUIMARÃES FELICIANO
Vice-Presidente

Notas Oficiais Recentes

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

16 de junho de 2023

CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS

14 de junho de 2023

NOTA DE ADESÃO DO IPEATRA À CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS.