15 de janeiro de 2021

IV Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial Rumo ao espaço judiciário latino-americano

De 23 a 25 de novembro, Cartagena das Índias, no caribe colombiano, será palco do já tradicional Congresso Ibero-americano Sobre Cooperação Judicial, em sua quarta edição, promovido pela Rede Latino-americana de Juízes – www.redlaj.net, que dá sequência ao fomento do desenvolvimento da integração jurídica e judicial da América Latina.

Os direitos contemporâneos são nômades. Os ordenamentos jurídicos nacionais não respondem mais às necessidades de estabilidade, segurança e celeridade necessárias ao pleno desenvolvimento social e econômico no plano transnacional.

Num sistema dessa ordem, que não pode se valer do modelo tradicional da pirâmide hierárquica, a cooperação judicial em rede surge como principal catalisador da convergência das competências jurisdicionais e da efetividade dos direitos dos cidadãos e das empresas.

A União Europeia somente transcendeu do estágio de mero mercado comum, evoluindo para um complexo sistema de interação cultural, econômica, social e política, a partir da integração dos poderes judiciários nacionais e da atuação do Tribunal de Justiça da União Europeia, com sede em Luxemburgo.

Caminhar num sentido mais amplo da sedimentação de um espaço judiciário ibero-americano, com intercâmbio fluído e transparente dos atos forenses, envolvendo o direito comunitário regional e os direitos nacionais entrelaçados, também é essencial nesse processo.

Com esse propósito, a REDLAJ convoca novamente os juízes ibero-americanos para que possam dar continuidade a essa fundamental reflexão, estendendo o convite aos advogados, públicos e privados, membros dos ministérios públicos e defensores públicos, todos atores essenciais para a administração da justiça.

Fonte REDLAJ

Notícias Recentes

16 de abril de 2021

El sindicato más grande de Alemania propone semana laboral de cuatro días

16 de abril de 2021

Metamorfose da competência trabalhista: contribuições de Kafka à interpretação dos artigos 8º, §3o, e 855-B da CLT

16 de abril de 2021

Reformas prometidas y novedades en el senado en los 90 años de la II República

16 de abril de 2021

Parecer de juristas conclui que presidente da República cometeu crime contra a humanidade