15 de janeiro de 2021

NOTA DE REPÚDIO AO PROJETO DE LEI DO SISTEMA ÚNICO DO TRABALHO

O IPEATRA, entidade que congrega procuradores e juízes do trabalho, vêm a público manifestar o seu repúdio ao projeto de lei que cria o Sistema Ùnico do Trabalho (SUT), nos moldes como vem sendo apresentado por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego.

De início, releva notar que se trata de projeto que não vem sendo discutido com as principais entidades representativas dos servidores públicos que serão funcionalmente atingidos.

A par disso, o projeto do SUT, ao estabelecer um Conselho deliberativo (Conselho Nacional do Trabalho) composto por representação dos empresários para normatizar e definir a política de fiscalização trabalhista, configura um retrocesso à efetividade da fiscalização trabalhista. Segundo o projeto, o CNT terá competência para “aprovar a Política Nacional do Trabalho, o Plano Nacional de Ações e Serviços do SUT”, além de “normatizar e regular as ações e serviços do SUT, inclusive as ações fiscais que integram expressamente o SUT.

Ou seja, os agentes que serão objeto de fiscalização irão definir o que será investigado, isto é, irão definir a própria política pública de fiscalização, o que viola a Constituição Federal que estabelece o poder de polícia da Fiscalização do Trabalho exclusivamente à União.

Nesta ótica, não resta a menor dúvida quanto à inconstitucionalidade do projeto de lei que pretende delegar aos próprios empregadores a definição de políticas públicas fiscalizatórias na seara trabalhista, razão pela qual o IPEATRA manifesta-se contrariamente à proposta de criação do SUT.

Notas Oficiais Recentes

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

16 de junho de 2023

CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS

14 de junho de 2023

NOTA DE ADESÃO DO IPEATRA À CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS.