31 de março de 2021

Coronel Erimá: O general que recebeu em dólares para trair Goulart e consolidar o golpe de 64

O general Amaury Kruel era comandante do II Exército em São Paulo, figura chave para o equilíbrio de forças entre os militares depois que o golpe de 64 foi desencadeado.

Forças do Sul poderiam seguir em direção à capital federal, então o Rio de Janeiro, para tentar esmagar o golpe, que tinha começado com o deslocamento de tropas de Minas Gerais em direção ao Rio.

Mas, no caminho de tropas gaúchas, poderiam se postar as leais ao general Kruel, que sempre havia se apresentado como aliado de Goulart.

Porém, Kruel mudou de posição de última hora e apoiou a quartelada.

O coronel reformado Erimá Pinheiro Moreira contou que foi testemunha de uma cena de corrupção: o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outros três homens levaram seis malas de dinheiro para Kruel, antes dele mudar de ideia.

Ele fez a acusação na Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.

Abaixo, duas outras reportagens sobre a quartelada que prendeu, cassou, censurou, fechou o Congresso, torturou, desapareceu e matou oponentes.

A testemunha: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.

Calados: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.

Inimigo: Os 50 anos do golpe de 64 from Luiz Carlos Azenha on Vimeo.

Notícias Recentes

23 de fevereiro de 2024

Assédio Institucional, Crime de Responsabilidade e Defesa da Democracia: caracterização e implicações para o setor público brasileiro.

20 de novembro de 2023

ENTREVISTA COM PROF. NATANAEL DOS SANTOS

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO