27 de abril de 2021

GUERRA CULTURAL E BOLSONARISMO: Como a retórica do ódio criou uma realidade paralela

o escritor e historiador João Cézar de Castro Rocha explica o que é a guerra cultural, um dos principais instrumentos da extrema-direita. De suas origens com o ultra-conservador norte-americano Pat Buchanan no início dos anos 1990, o termo passou a designar uma visão maniqueísta de mundo, que divide a sociedade em “nós” e “eles”, impedindo qualquer diálogo político. Essa atitude é reforçada por um uso massivo das mídias digitais, por parte dos seguidores de Jair Bolsonaro, para criar notícias falsas e narrativas alternativas – um espaço que o professor chama de “midiosfera”. Tudo isso, aliado à utilização do discurso do ódio, é capaz de manter uma militância extremista constantemente mobilizada para o conflito.

Notícias Recentes

23 de fevereiro de 2024

Assédio Institucional, Crime de Responsabilidade e Defesa da Democracia: caracterização e implicações para o setor público brasileiro.

20 de novembro de 2023

ENTREVISTA COM PROF. NATANAEL DOS SANTOS

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO