17 de maio de 2021

MPT define lista sêxtupla para vaga de ministro do TST reservada à instituição

Ao todo, 685 procuradoras e procuradores do MPT de todo o Brasil participaram da eleição

Brasília – Em eleição virtual realizada nesta sexta-feira (14), o Ministério Público do Trabalho (MPT) definiu a lista sêxtupla para a vaga do quinto constitucional do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reservada ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Ao todo, 685 procuradoras e procuradores do MPT de todo o Brasil, totalizando 1767 votos. Veja abaixo a relação dos seis candidatos mais votados:

Alberto Bastos Balazeiro – 507 votos

Adriane Reis de Araújo – 320 votos

Manoel Jorge e Silva Neto – 209 votos

Edelamare Barbosa Melo – 177 votos

Erlan José Peixoto do Prado – 166 votos

Rafael de Araújo Gomes – 162 votos

Próximas etapas – Após a homologação do resultado, a lista sêxtupla será encaminhada ao TST, que formará lista tríplice a partir dessa relação e a enviará ao Poder Executivo, responsável pela nomeação do novo ministro do TST.

Quinto constitucional – O quinto constitucional é um dispositivo jurídico presente na Constituição Federal e abrange diversos tribunais do Brasil. No caso do TST, a regra prevê que um quinto das 27 vagas de ministro da Corte sejam destinadas a advogadas e advogados e a procuradoras e procuradores do MPT que tenham, no mínimo, dez anos de carreira.

Notícias Recentes

27 de fevereiro de 2023

O Combate às Fake News e o Direito à Informação de Qualidade

6 de fevereiro de 2023

A Convenção 158 da OIT e a ADI 1625.

23 de janeiro de 2023

CONGRAÇAMENTO, LIVROS E CULTURA SE MESCLARAM ÀS PALESTRAS E MESAS DE DEBATE NO CONGRESSO NACIONAL DO IPEATRA EM DEZEMBRO DE 2022

23 de dezembro de 2022

Apoio do Ipeatra às contribuições da ANAMATRA ao grupo temático TRABALHO ao excelentissimo Sr. Vice-Presidente eleito e GT TRABALHO