27 de junho de 2022

A dianteira da ultradireita “liberal” na América Latina

Reuniram-se no Brasil, esta semana, para ratificar sua aliança: Eduardo Bolsonaro, filho do presidente brasileiro; o argentino Javier Milei e o chileno Kast e se apresentam, escancaradamente, como “a barreira de contenção ao socialismo” na América Latina.

Daniel Gatti

O cenário do encontro foi a cidade de São Paulo, onde ocorreu a Conferência da Ação Política Conservadora (CAPC), arremedo sul-americano do foro organizado na América do Norte desde 1973, a União Conservadora Estadunidense e os Jovens Estadunidenses pela Liberdade.

O encontro brasileiro foi realizado pelo Instituto Conservador-Liberal, dirigido por Eduardo Bolsonaro.

Milei, líder da ascendente A Liberdade Avança, é o único do trio que define expressamente como “liberal”, esse curioso guarda-chuva identitário importado de países anglo-saxões debaixo do qual se agrupam muitos dos defensores do neoliberalismo. Seu grupo disputa com Juntos pela Mudança a primazia da direita argentina.

Mas os três se reconhecem dentro desse perfil caracterizado também por seus pontos de contato com a ultradireita mais violenta: Kast, filho de um oficial nazi alemão, dirige o Partido Republicano, que não dissimula sua filiação pinochetista; Milei está rodeado de defensores da última ditadura argentina; e Bolsonaro, o que dizer do conflituoso deputado Bolsonaro, fiel entre os fiéis do seu pai, o ex-sargento Jair Bolsonaro.

“Não me importa como me definam: se como ‘liberal’, se como “liberal-conservador’, se como ultradireitista. Sou um amante da liberdade e inimigo do comunismo”, disse a pouco o brasileiro, que frequenta os círculos de apoiadores do ex-presidente Donald Trump e compartilha foros com os espanhóis ultramontanos do Vox, franceses do Agrupamento Nacional de Marine Le Pen e italianos de La Liga.

Um dos pontos centrais da reunião da CAPC foi o de ir elaborando uma estratégia para “enfrentar o socialismo”, que seria, outra vez, uma “ameaça” para a América Latina.

Por socialismo ou comunismo os três “liberais” entendem qualquer projeto minimamente redistributivo que pressuponha uma “interferência” do Estado com o “livre andar do único motor genuíno da economia: o mercado”, segundo costuma dizer Milei, economista ligado às teses de Milton Friedman, de Friedrich von Hayek.

“É preciso entender que o socialismo não é um adversário honesto, mas sim que é o inimigo. Não compreender isso implica em tomar posições mornas que induzem a maiores doses de socialismo, até chegar numa ditadura própria da esquerda”, defendeu o argentino no Brasil.

Os três trocaram símbolos e posaram juntos para a foto da maneira costumeiramente usada por Jair Bolsonaro: como se empunhassem uma pistola em cada mão. E Kast lançou da tribuna o grito que caracteriza Milei em seus comícios: “Viva a liberdade, caralho!”

“Não se deve menosprezar essa gente, por mais que apareçam como fanfarrões ou como louquinhos”, disse recentemente o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Brasil e assessor de Direitos Humanos da Rel UITA, Jair Krischke.

Ninguém dava nada por Trump, ninguém dava nada por Bolsonaro. E aí estão eles.”.

 

Notícias Recentes

23 de fevereiro de 2024

Assédio Institucional, Crime de Responsabilidade e Defesa da Democracia: caracterização e implicações para o setor público brasileiro.

20 de novembro de 2023

ENTREVISTA COM PROF. NATANAEL DOS SANTOS

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO