27 de junho de 2022

Repúdio à violência institucional praticada contra uma criança de 11 anos

A Associação Juízes para a Democracia, entidade de magistradas e magistrados voltada à defesa dos direitos humanos e da democracia, vem a público externar sua profunda indignação, tristeza, perplexidade e repúdio à violência institucional praticada por profissionais da área de saúde, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, contra uma criança de 11 anos, grávida após ter sido vítima de estupro, e que teve o seu direito ao aborto legal negado, em flagrante afronta à Constituição Federal, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Código Penal, à Lei da Escuta Protegida e aos Tratados e Princípios Internacionais de Direitos Humanos.

Segundo dados da UNICEF no relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, entre 2017 e 2020 foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos – uma média de quase 45 mil casos por ano. Crianças de até 10 anos representam 62 mil das vítimas – ou seja, um terço do total.

É papel institucional do Estado, por meio de seus serviços de saúde, do Poder Judiciário e do Ministério Público garantir a concretização de medidas que protejam a dignidade, a integridade física e psíquica, e a vida de crianças e adolescentes.
O direito ao aborto legal, em hipóteses de vítimas de estupro e de risco de vida à gestante, são assegurados por uma miríade de normas, desde a Convenção dos Direitos Humanos da ONU, do Pacto de San José da Costa Rica, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher – CEDAW, da Convenção de Belém do Pará, da Convenção contra a Tortura e da Convenção sobre os Direitos da Criança, todos incorporados ao bloco constitucional brasileiro por força do artigo 5º, § 2º da Constituição Federal. Na perspectiva interseccional, crianças e adolescentes vítimas de discriminações múltiplas são protegidas pelos preceitos da Convenção Interamericana contra o Racismo, incorporada à Constituição Federal com “status” de Emenda Constitucional (Decreto nº 10.932/2022). No plano infraconstitucional, o aborto legal no caso de gravidez resultante de estupro está consagrado no art. 128, II do Código Penal desde 1940. Em tais casos, sequer seria necessária a autorização judicial, o que evidencia a violação dos direitos humanos da criança pela instituição médica, que se negou a realizar o procedimento.

Mas, não bastasse a costumeira violação, pelas instituições de saúde, dos direitos humanos à vida, à integridade física e psicológica e à dignidade humana, crianças e adolescentes são habitualmente constrangidas durante os procedimentos judiciais. Importante que seja consignado que o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência estabelecido pela Lei 13.431/17, naquilo que se refere à escuta especial e qualificada, pretende garantir que a vítima de violência tenha a sua dignidade preservada e não seja revitimizada pelo Estado durante a tramitação de ação judicial, revivendo a violência sofrida, dessa vez, institucionalmente. O depoimento deve ser colhido por profissionais especializados, que esclarecerão a criança ou o adolescente sobre a tomada do depoimento especial, informando-lhe seus direitos e os procedimentos a serem adotados e planejando sua participação. Também deve ser assegurada à criança ou ao adolescente a livre narrativa sobre a situação de violência, podendo o profissional especializado intervir quando necessário. O mesmo sistema de garantias estabelece que a criança deve ser prioridade absoluta, ter considerada a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, receber um tratamento digno e abrangente e ser protegida contra qualquer tipo de discriminação. Deve, ainda, receber assistência jurídica e psicossocial especializada, que facilite a sua participação e a resguarde contra comportamento inadequado adotado pelos demais órgãos atuantes no processo.

A conduta de juízes e juízas em audiência que não observam todos esses preceitos e submetem crianças e adolescentes a procedimentos inquisitórios, em total desrespeito à Lei do Depoimento Especial (Lei nº 13.431/2017), chegando ao ponto de em muitas situações encaminhar a vítima para um abrigo, separando-a da família e, ainda, aliciar a vítima a abrir mão de seu direito ao aborto legal com a finalidade de instrumentalizar seu corpo infantil para servir à reprodução e entrega do nascituro à adoção encerra múltiplas camadas de violência institucional ou, quiçá, de tortura por agentes de Estado.

Cabe ainda destacar que o CNJ editou: 1) o Protocolo do CNJ de Julgamento com Perspectiva de Gênero (Recomendação CNJ nº 128, de 15/12/2022) e, 2) a Recomendação CNJ nº 123, de 07/01/2022, que recomenda a todos os órgãos do Poder Judiciário brasileiro a observância dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos e o uso da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Tais recomendações são plenamente aplicáveis em casos como esse.
Não se pode ignorar, ainda, que o sigilo dessas audiências existe exatamente para proteger as crianças e adolescentes, não para proteger juízes, juízas, promotores ou promotoras; a divulgação do ato revelou-se como medida excepcional de proteção dos direitos da menina, ou seja, por justa causa, de forma lícita, não reprovável, não censurável e absolutamente necessária, até mesmo em legítima defesa dos direitos humanos da vítima da violência institucional praticada.

Assim, a AJD espera uma profunda autocrítica do sistema de Justiça e que, a partir deste fatídico evento, sejam buscados os meios de acolhimento e reparação das vítimas da violência institucional infligida e, ainda, o aperfeiçoamento de discursos, práticas e procedimentos, a fim de que fatos dessa natureza nunca mais ocorram e os direitos humanos de crianças e adolescentes grávidas, vítimas de estupro, sejam integralmente observados e efetivados.

Notas Oficiais Recentes

18 de agosto de 2023

NOTA DE APOIO E RECONHECIMENTO

15 de agosto de 2023

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO IPEATRA – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AVANÇADOS DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

16 de junho de 2023

CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS

14 de junho de 2023

NOTA DE ADESÃO DO IPEATRA À CARTA ABERTA EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA APRECIAR AS CONTROVÉRSIAS RESULTANTES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS.