15 de janeiro de 2021

Os limites do negociado sobre o legislado na reforma trabalhista

Resumo: Trata-se de uma abordagem das novas perspectivas de negociação coletiva frente à reforma trabalhista (Lei 13467/17), considerando as Convenções 87, 98 e 154 da OIT, os limites constitucionais, os princípios do Direito do Trabalho, o Direito Comparado (Espanha), e o controle jurisdicional das negociações coletivas. O texto se desenvolve a partir da definição do negociado sobre o legislado como ideologia da globalização, identificando a normativa internacional e a principiologia laboral aplicáveis, com rápido comparativo à reforma trabalhista espanhola, culminando na ponderação de aspectos fragilizadores da negociação coletiva promovidos na reforma com a necessidade de interpretação favorável à manutenção da integridade sistêmica do Direito do Trabalho. Ao final, são apontados diversos vetores de ilegitimidade/ilegalidade/inconstitucionalidade da reforma, demonstrando a existência de normas de duvidosa eficácia na nova lei.

Baixe o artigo completo em PDF.

Artigos Recentes

30 de março de 2024

A Páscoa e o Novo Testamento: a nova ordem Cristã, pregada e ignorada!

23 de fevereiro de 2024

Assédio Institucional, Crime de Responsabilidade e Defesa da Democracia: caracterização e implicações para o setor público brasileiro.

1 de setembro de 2023

A CLT JÁ PROTEGE ENTREGADORES E MOTORISTAS DE PLATAFORMAS DIGITAIS!

16 de junho de 2023

LEI No 14.597/23 E O “DESVÍNCULO” DE EMPREGO: NOVIDADES VETUSTAS OU A CAIXA DE PANDORA DA “MODERNIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO